SAÚDE

Investigada a morte de macaco no Passa-Cinco

22/01/2018 10:45




Na manhã desta segunda-feira (22/1), equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde/Semsa esteve no Parque Municipal do Passa-Cinco para recolher o corpo de um macaco. A localização do animal se deu nesse domingo (21/1), através de moradora do bairro Cidade Nova, como confirmou para esta FOLHA Compadre Danilo, da Rádio Ponte Nova.

Conforme Danilo, ainda nesse domingo houve alerta perante o Corpo de Bombeiros/CB. Esta FOLHA apurou que, como as viaturas “estavam empenhadas noutra ocorrência”, o CB repassou o caso à Polícia Militar de Meio Ambiente/PMMA, e esta acionou a Vigilância Epidemiológica da Semsa.

Nas próximas horas, surgirão detalhes do achado, que já foi comunicado à Superintendência Regional de Saúde/SRS em virtude do risco de morte do primata por infecção com o vírus da febre amarela. A causa da morte deve ser oficializada com exame de vísceras do animal em laboratório da Fundação Ezequiel Dias/Funed, em Belo Horizonte.

A notícia surgiu um dia depois que o governador Fernando Pimentel/PT decretou situação de emergência na área da SRS de Ponte Nova, por conta de detecção de casos da doença - com óbitos - em Barra Longa e Mariana. Em fins de 2017, houve localização de macaco morto em Alvinópolis.

Em Minas Gerais, o número de mortes por febre amarela vem aumentando desde dezembro de 2017. Até o fim de semana, eram 105 casos suspeitos de febre amarela em 94 municípios das áreas de abrangência das Superintendências Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova.

O decreto autoriza a dispensa de licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.  A medida também cria a “Sala de Situação”, cujo objetivo é monitorar e coordenar as ações administrativas.

Em Ponte Nova, desde 17/1, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de vacinação contra a febre amarela em quatro unidades, de segunda a sexta-feira. Veja como ficaram as escalas:

- PSF do bairro Santo Antônio (na praça diante do Hospital Arnaldo Gavazza): todos os dias menos na segunda-feira.
- PSF do bairro Triângulo, na rua João Alves de Oliveira: todos os dias.
- PSF do bairro de Fátima: todos os dias.
- PAM do bairro Esplanada: todos os dias menos na quinta-feira.







UID:11416510/25/04/2024 18:54 | 0