CIDADE

Cisamapi divulga balanço de suas atividades em 2017

21/06/2018 18:00




Transporte de qualidade para os usuários da região

Visando proporcionar mais conforto no atendimento dos beneficiários, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga/CISAMAPI vem investindo em tecnologias que aperfeiçoem seus processos internos, trazendo assim rapidez no atendimento e geração de informação estruturada para os municípios.

Recentemente, foi implantado sistema de transporte integrado à marcação da agenda. Dessa forma, os municípios agendam os procedimentos e marcam o lugar do passageiro no ônibus. Este sistema possibilita o controle das viagens realizadas por meio da ferramenta “Painel de Viagem”, que centraliza todos os dados das viagens em apenas uma tela. Além disso, no momento do agendamento da consulta e do exame, o município gera a passagem do paciente e do acompanhante.

Investimento em comunicação é destaque

Em 2017, o CISAMAPI se tornou pioneiro entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde na forma de comunicação com seus beneficiários. Dois dias antes do atendimento, o beneficiário recebe uma SMS com os dados do agendamento solicitando ao paciente o cancelamento do atendimento, caso não puder comparecer, dando oportunidade de substituição, trazendo assim menor ocorrência de faltas e elevando a credibilidade da Instituição. E o mais importante: comunicação sem prejudicar o meio ambiente.

CISAMAPI atua para manter os serviços do HNSD

Prefeitos, secretários municipais de Saúde e servidores do CISAMAPI trabalham desde setembro de 2017 auxiliando na busca de solução dos problemas enfrentados pelo Hospital Nossa Senhora das Dores/HNSD.

No ano passado, o HNSD anunciou que encerraria os serviços da Maternidade e da UTIN Neonatal. A partir daí, foram realizadas diversas reuniões entre os representantes dos Municípios para deliberarem sobre ações a respeito do caso. Foi criada Comissão para atuar em levantamento de recursos, estudo de viabilidade e propostas de gestão através do Consórcio.  Os gestores destacaram que, mesmo não sendo responsabilidade dos Municípios a crise financeira do Hospital, decidiram contribuir, pagando o valor da tabela do SUS para cada parto realizado. Em 2017, os 21 municípios  repassaram R$ 88.031,68, referentes a 178 partos ocorridos  em novembro e dezembro.

Melhorias no Centro de Referência em Glaucoma

Credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Glaucoma, o CISAMAPI em 2013 deu início às atividades de assistência aos pacientes diagnosticados com a doença. Por meio do programa, os portadores de glaucoma têm acesso ao acompanhamento e tratamento, recebendo gratuitamente os colírios prescritos. Em 2017, no segundo semestre, após Processo Seletivo, foi contratada a farmacêutica Cíntia de Fátima Ribeiro para prestar assistência farmacêutica aos pacientes que recebem colírios para tratamento do glaucoma.

A entrega dos colírios é efetuada com auxílio do Sistema Way, que permite controle de estoques e rastreamento dos medicamentos. Os pacientes são orientados em relação a posologia, armazenamento dos medicamentos, aplicação dos colírios e outros cuidados que contribuam para o controle da doença.

“A assistência farmacêutica, realizada em sua plenitude, contribui consideravelmente para o sucesso do tratamento da doença”, disse Cíntia.

Assistência a pacientes portadores de glaucoma

Municípios beneficiados: Abre Campo (12), Acaiaca (30), Alvinópolis (89), Amparo do Serra (51), Barra Longa (41), Diogo de Vasconcelos (53), Dom Silvério (65), Guaraciaba (53), Jequeri (63), Oratórios (48), Piedade de Ponte Nova (40), Ponte Nova (382), Raul Soares (80), Rio Casca (58), Rio Doce (62), Santa Cruz do Escalvado (61), Santo Antônio do Grama (33), São José do Goiabal (51), São Pedro dos Ferros (38), Sem Peixe (53) e Urucânia (43). Total de pacientes: 1.406.

 

 

Municípios consorciados: Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe e Urucânia.
Total da população: 223.364.

CISAMAPI/Ponte Nova - Av. Ernesto Trivellato, 120 - Bairro Triângulo. Fone: (31) 3819-8800

CISAMAPI/Rio Casca - Av. Professor Raimundo Corrêa, 115 - Bairro das Graças.  Fone: (31) 3817-1152

contato@cisamapi.mg.gov.br  e www.cisampi.mg.gov.br

 







UID:11395517/19/04/2024 15:22 | 0