CIDADE

Jovem eleitor: seu voto tem superpoderes

20/04/2022 18:00




Para sanar dúvidas ou sugerir novos artigos, contato com:
 
Dr. Túlio Barbosa Cária - Advogado (OABMG 188659)
(31) 98418-0376   *   advogado@tuliocaria.com.br
 
 
Jovens de 16, 17 e 18 anos, com as eleições se aproximando, muitos de vocês que vão votar pela primeira vez enfrentam dúvidas e a responsabilidade de se posicionar, de ter um lado e de encontrar quem os represente e lute pelos seus sonhos e objetivos para o futuro. Comigo não foi diferente.
 
No Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos. Para maiores de 16 e menores de 18, o voto é facultativo. A mesma regra é válida para analfabetos e maiores de 70 anos. O voto facultativo aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, que começou a valer junto com a Constituição de 1988.
 
O voto é uma ação de interesse e esperança de mudança para todos os cidadãos. É a oportunidade de direcionar forças em prol de uma sociedade inclusiva e igualitária, onde a política seja pensada para os jovens e pelos jovens.
 
A importância do primeiro voto - No Brasil, por meio do voto, os cidadãos escolhem quais pessoas irão representá-los no governo. Votar é exercer a cidadania e fazer parte da democracia, é participar desta escolha.
 
Por que os jovens devem votar? - Porque é a chance de mostrar que eles têm voz e que eles podem escolher quem os represente, de forma competente.
 
Como escolher um candidato? - Para que a decisão seja coerente com as ideias de cada um, é fundamental ler sobre os candidatos, assistir aos debates, observar a interação de cada candidato com os eleitores e, principalmente, buscar saber o que é verdade e o que é fake news. Verificar a veracidade das informações e reproduzir somente conteúdos de fontes com credibilidade.
 
Como cobrar um candidato que foi eleito? - A população que o elegeu deve fiscalizar e cobrar os compromissos de trabalho assumidos pelo candidato eleito.
 
Conscientização - Mensalão, petrolão, máfia da merenda, Lava-Jato, cartel do metrô, réu no comando da Câmara, entre outros... Em meio a um cenário político recheado de crises e denúncias, se faz necessário que o jovem seja o protagonista da história e, através do voto, faça uma renovação no cenário político brasileiro.
 
Título de Eleitor - O título de eleitor é válido em todo o território nacional e comprova a inscrição do eleitor na Justiça Eleitoral do Brasil. O documento garante o direito do voto em eleições de âmbito municipal, estadual e nacional.
 
Como fazer o primeiro Título de Eleitor? - É necessário comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral da sua cidade com a documentação necessária até o próximo dia 4/5. 
 
Neste ano, votar em quem represente o atual contexto do país, em quem apresente propostas eficazes de políticas públicas e em mulheres pode ser um grande avanço! 
 






UID:11393240/19/04/2024 03:56 | 0