CIDADE

Professor do Athenas Equipe é coautor de artigo sobre Mecânica Quântica

08/06/2022 15:00




 
"O artigo apresenta aspectos essenciais do tema e analisa a abordagem matemática e as consequências filosóficas da Mecânica Quântica", diz o professor Mathias Viana Vicari (foto).
 
A Revista Brasileira de Ensino de Física publicou, em fins de maio, o artigo “David Bohm e a Mecânica Quântica: o Todo e o Indiviso”, assinado pelos renomados professores e pesquisadores Rodrigo Siqueira-Batista, Mathias Viana Vicari e José Abdalla Helayël-Neto:
 
- Rodrigo Siqueira-Batista é professor da Universidade Federal de Viçosa/UFV e da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (coordenador do Curso de Medicina) e se destaca como referência mundial em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem); Mathias Viana Vicari é professor da UFV e do Athenas Equipe Ponte Nova; e José Abdalla Helayël Neto é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/CBPF.
 
Entrevistamos o pontenovense Vicari, diplomado em Física e Matemática, mestrado em Física pela UFV e doutorando do Departamento de Meteorologia Aplicada com foco nas “Mudanças Climáticas”. 
 
O artigo se detém no trabalho do renomado físico David Bohm (*1917 e +1992), um dos teóricos mais importantes do século XX e que contribuiu com ideias não ortodoxas para a teoria quântica, a neuropsicologia e a filosofia da mente.
 
Bohm desenvolveu a Teoria do Potencial Quântico, “cujas ideias de destaque incluem as variáveis ocultas e a não localidade. O artigo tem por objetivo analisar a abordagem matemática e as consequências filosóficas da Mecânica Quântica”, assinalam os autores do artigo.
 
“Consideramos, em nosso artigo, a visão  de David Bohm da realidade, forjada a partir das investigações buscando a integração entre corpo e mente, matéria e consciência, res extensa e res cogitans, de um modo vanguardista e salutar. Tal movimento pode ser visto como lídima (re)atualização da arcaica noção grega de physis, ressaltando o todo e o indiviso de uma natureza que, em luz e sombras, se oculta e se apresenta em um singelo ‘dobrar e desdobrar’”, informa Vicari, recorrendo ao raciocínio de seus dois autores.
 
O assunto não é simples para leigos, em função do complexo contexto da definição da Mecânica Quântica, uma das teorias físicas mais bem-sucedidas da História da Ciência. “De fato, o formalismo matemático desenvolvido em seu bojo tem alta capacidade de predição de distintos fenômenos da natureza”, explica Vicari, ao discorrer sobre a aplicação da teoria na rotina de cada cidadão.
 
“O uso do conhecimento vai das aplicações da Física de Partículas e também da Física da Matéria Condensada, abrangendo fenômenos como a superfluidez e a supercondutividade, para a Teoria Quântica de Campos e suas aplicações à Cosmologia Quântica e para a Teoria da Informação Quântica, tema que vem recebendo maior atenção no espaço de interseção entre Mecânica Quântica e computação, dando consistência também para as telecomunicações e contribuições para o avanço da Medicina e  outras áreas”, explica Vicari.
 
Ele se orgulha de explicar a Física para seus alunos do Athenas Equipe e revela que assinou outros artigos com renomados parceiros. Um deles, de 2021, saiu na Revista Brasileira de Medicina, divagando sobre a transmissão da Covid-19 por aerossóis: “Uma questão subestimada?”
 
Outro artigo - “Escorpionismo e Inteligência Artificial: uma Intersecção Promissora?” - está no site da Faculdade Dinâmica. Um dos seus autores é justamente o professor Mathias Viana Vicari.
 
O Colégio Athenas Equipe (foto abaixo) fica na av. Nossa Senhora das Graças, 600 - Guarapiranga/Ponte Nova, telefone (31) 3817-2970 e site www.athenasequipe.com.br
 






UID:10356249/17/08/2022 16:23 | 0