CULTURA

‘FOLHA na Escola’ entra em nova fase com foco na juventude

16/06/2022 15:00




 
Este Jornal começou nova etapa do Projeto “FOLHA na Escola” participando de Roda de Conversa com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora/Ensa em 14/6. No dia seguinte, agenda similar com estudantes do 1º ao 3º ano da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira/EE Polivalente.

Representando esta FOLHA, Ademar Figueiredo falou sobre a motivação do projeto, a partir da comemoração dos 10 anos de sua coluna “Arte & Cultura”, enquanto destacou a relevância da produção artística e cultural de Ponte Nova e região.

O evento de 14/6 foi inserido no “Projeto de Vida”, desenvolvido pela Ensa, e a Roda de Conversa foi coordenada pelo professor Romeu Lacerda. "Foi muito bom perceber o interesse da juventude que participou de forma atenta aos assuntos abordados. Percebemos o quanto a arte e a cultura ainda têm a percorrer junto aos nossos jovens", informou Ademar.

Na Ensa, a dinâmica começou com a entrega de exemplares de edições diferentes deste semanário e, enquanto os estudantes folheavam o Jornal, exibiu-se em telão videoclipe dos artistas já divulgados pela coluna. Ademar contou um pouco dos 33 anos desta FOLHA até chegar em 2011, quando do lançamento da coluna “Arte & Cultura”. Ele informou ainda sobre a rotina de busca das notícias, processamento delas e a divulgação em várias mídias: impresso e digital (newsletter, site e redes sociais).

"Diversos alunos ficaram surpresos com a variedade de assuntos que esta FOLHA aborda, além de arte e cultura. Para nossa surpresa, durante as reflexões, descobrimos um aluno jogador de futebol que estava numa reportagem inserida na edição que ele recebeu. Vale destacar que todos são alunos do 3º ano e farão a prova do Enem ainda neste ano. Logo, a Roda de Conversa pode contribuir com a perspectiva de novas visões a serem abordadas na redação", registrou Ademar Figueiredo, que assim arrematou:

"As considerações finais feitas pelo professor Romeu Lacerda foram muito oportunas no sentido de valorização do fazer artístico de nossa gente e da possibilidade de os educandos potencializarem seus talentos."

Escola Polivalente

No dia seguinte, na EE Polivalente, repetiu-se a dinâmica com exibição em PowerPoint das imagens dos temas abordados na “Arte & Cultura” ao longo de 436 edições desta FOLHA, somando 4.800 registros informativos.

"A participação e o interesse dos alunos foram fundamentais para fazer com que as quase duas horas passassem em um minuto. Nas discussões, surgiram perguntas muito oportunas sobre a dinâmica da produção do jornal e como são processadas as mídias digitais. É oportuno destacar a presença da TV Educar, onde pudemos discorrer um pouco mais sobre o mercado da comunicação em nossa cidade", informou Ademar.

"O professor Roger Xavier fez questão de ressaltar o conteúdo apresentado e de como tudo isto pode impactar na vida dos alunos da EE Polivalente, pois nessa Roda tínhamos desenhista, fotógrafo, músico e DJ", concluiu Figueiredo.

Nota da Redação - Este projeto pretende circular em todas as escolas, tanto públicas quanto privadas. Os interessados podem entrar em contato e agendar direto com o colunista Ademar Figueiredo através do WhatsApp (31) 98735-9543.

  

 







UID:10322361/05/07/2022 08:47 | 0