CULTURA

Prevista a criação do Festival de Fotografia de Ponte Nova

21/06/2022 10:00




Desde a semana passada, tramita na Câmara de Vereadores de Ponte Nova projeto do prefeito Wagner Mol/PSB instituindo Festival Anual de Fotografia Amadora e Profissional.
 
"O evento será fundamental para fomentar a cultura da fotografia e registrar mudanças e manifestações socioculturais presentes no município, além de contribuir com o conhecimento historiográfico e fortalecer o sentimento de pertencimento dos pontenovenses, possibilitando a preservação da história", diz a justificativa do chefe do Executivo para continuar:
 
"Por meio dessa iniciativa, acontecerá o incentivo aos novos profissionais do ramo, proporcionando oportunidades de divulgação de trabalho e renda. Além disso, é importante - via trabalho fotográfico - a preservação de bens tombados e inventariados e expressões socioculturais que guardam a história do município."
 
Caso o projeto seja aprovado da forma como foi apresentado, o Festival será realizado no segundo semestre de cada ano, preferencialmente na semana do Patrimônio Cultural de Ponte Nova (em agosto). Os vencedores receberão prêmios em espécie e cada um dos três primeiros colocados serão convidados a contratar com o Município a apresentação no Festival de Inverno do ano subsequente.
 
Locais de eventos
 
A Tribuna Livre da reunião plenária da Câmara de 9/6 foi utilizada por Sérgio Damásio Cotta pedindo apoio do Poder Público para o setor de eventos no município, pois "muitas pessoas dependem dessa área por meio de empregos fixos e esporádicos, a fim de completarem a sua renda".
 
Desabafou Sérgio: “Eu não vejo o interesse do Poder Público em desenvolver cursos, desenvolver atividades que possam fomentar esse tipo de atividade. O que eu vejo é literalmente uma repressão com quem faz evento na cidade.”
 
Sérgio reivindica realização de mais eventos na praça de Palmeiras e sugere o uso de outros espaços, a exemplo do Salão Nobre do Pontenovense FC.
 
Segundo Sérgio, o fomento a eventos para gerar renda também poderia ocorrer via investimento em áreas/espaços afastadas de locais residenciais que possibilitem a realização de shows e similares: “Neles poderiam ser realizados eventos, com estrutura, longe de residências, para que empresários/empreendedores que queiram realizar eventos de portaria possam obter lucro e gerar renda, trazendo assim entretenimento de forma segura."
 






UID:10322400/05/07/2022 08:59 | 0