SAÚDE

Ortodontia: uma especialidade muito além das ‘borrachinhas’ coloridas

27/07/2022 18:00




Nayara Barbalho Leite - Ortodontista - CRO MG 42.846  / EPAO M 5.614
 
Atendimento - Clínica Odontológica Oraldents
Rua Benedito Valadares, 49 - Centro Histórico/Ponte Nova * Fone: (31) 3817-3593
 
 
Quando falamos em ortodontia, é comum pensar em dentes apinhados e desalinhados, porém é uma especialidade que cuida também da prevenção identificando disfunções e intervindo para reduzir complicações futuras.
 
A ortodontia zela pela oclusão (mordida) e perfeito alinhamento dos dentes, pelo crescimento e desenvolvimento da face, garantindo a funcionalidade e estética do sorriso.
 
Dentes tortos podem ser apenas um problema estético, mas na maioria dos casos estão associados a problemas de oclusão. Ainda quando tortos, podem tornar a higienização mais difícil, criando um ambiente favorável ao surgimento de cáries e doenças na gengiva.
 
Além disso, ter os dentes desalinhados pode ocasionar um estresse adicional aos músculos da mastigação, gerando dores de cabeça, problemas na ATM (articulação temporomandibular) e, em casos mais avançados, dores também na região do pescoço.
 
Assim, a ortodontia atua tanto na parte funcional quanto na estética, uma vez que dentes muito tortos podem afetar inclusive a autoestima. Dessa forma, ela traz diversos benefícios para as pessoas quando bem indicada e conduzida por um profissional capacitado, devolvendo principalmente às pessoas a vontade e a alegria ao sorrir.






UID:10356302/17/08/2022 16:52 | 0