SAÚDE

Sangue na urina

14/09/2022 12:50




Dr. Bransildes Terra - Médico especialista em Urologia - CRMMG 51139 - RQE 33058
* Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica e professor de Medicina na Dinâmica
 
* Consultório - Mila Center - Av. Dr. Otávio Soares, 108 - Sala 801 - Palmeiras/Ponte Nova - fone (31) 3817-2750 
Atende também no Hospital de Nossa Senhora das Dores
 
 
Hematúria é o termo médico que significa sangramento na urina. Isto pode ocorrer devido à eliminação anormal de células do sangue (hemácias) na urina, seja pelos rins ou por outras partes do trato urinário. O sangramento na urina pode ser visível, quando a urina fica avermelhada ou escura (hematúria macroscópica), ou pode não ser percebida, sendo detectada apenas em exames de urina (hematúria microscópica). Neste último caso, apenas um exame de urina pode diagnosticar este sangramento.
 
Dentre as causas, há algumas que não se relacionam a doenças, como o exercício físico em excesso antes da coleta, o ato sexual recente antes da coleta, a contaminação pela menstruação e o uso de determinadas medicações. 
 
As doenças que podem causar hematúria são infecções do trato urinário, alterações na próstata, cálculos renais, alterações na bexiga, doenças renais (glomerulopatias ou outras), anemia falciforme, câncer e transtornos hereditários, dentre outras.
 
É importante destacar que os tumores (câncer) do aparelho genitourinário podem apresentar-se com sangramento na urina. Dentre os órgãos deste aparelho, destacamos a próstata, os rins e a bexiga. Qualquer câncer que se inicie nestes tecidos pode apresentar hematúria.
 
Sangramento na urina sempre deve ser avaliado! Por isso, seja qual for a causa, diante da presença de sangue visível na urina ou da detecção de quantidade anormal no exame de urina, é indicado procurar um médico especialista para diagnóstico e tratamento adequados.
 
Dependendo do caso, o médico especialista pode indicar exames complementares para finalizar o diagnóstico, como exames de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância), ou até mesmo avaliação endoscópica do trato urinário (cistoscopia). 
 
Como qualquer doença, quanto mais precocemente se identificar e tratar o paciente com hematúria, melhores são as perspectivas de cura.






UID:11414299/25/04/2024 06:26 | 0