CULTURA

Mostra Cultural da FMJ homenageia Marina Carvalho

26/09/2022 15:30




A 16ª Mostra Cultural da Fundação Menino Jesus/FMJ lotou a Sede Social do EC Palmeirense, na noite dessa sexta-feira (23/9). Com apresentação de Ronaldo Fernandes e Marina Dias, o evento homenageou a jornalista e escritora Marina Carvalho, professora da Escola Nossa Senhora Auxiliadora/Ensa.

O evento pretendeu "mostrar para a sociedade os dons e talentos de crianças, adolescentes e mulheres que não medem esforços para mudar a sua história e a história de vida de sua comunidade", como afirmou a presidente da Fundação, Rita Cezarino. Segundo ela, a FMJ assiste a cerca de cem famílias/mês.

Informou-se que Marina já editou 13 livros. Ela visitou a sede da FMJ, na antiga Granja Menino Jesus, vizinha do bairro Dalvo Bemfeito e da Vila alvarenga, conversando com crianças e adolescentes que participaram da Mostra.

As atrações

Entre as atrações, destaque para o Coral Azul da Cor do Mar, regido pelo músico Délcio Stavanato, um dos muitos voluntários que atuam na Fundação. Sucederam-se declamações, organizadas pelos que são assistidos na entidade, além de dança pela chamada "Turma do Brotinho".

O ponto alto da programação foi a apresentação de maculelê e capoeira, a cargo dos integrantes da escolinha mantida na FMJ pelo professor Tico Ficag

Marina se emocionou no discurso de gratidão e declarou: "A arte é a nossa essência mais humana, que ajuda a tirarmos a venda do obscurantismo. Quem pratica a arte, enxerga melhor a vida. Aplaudo este processo valioso em que as crianças transformaram o abstrato do texto em arte concreta, vista e sentida nesta bela noite."

Discurso de Rita

"Marina, obrigada por nos inspirar. A sua arte, Marina, nos puxa a sonhar o azul da cor do mar. A sua arte puxa a nossa arte. A sua forma de escrever nos inspira a aprender a ler o que já sabemos e o que podemos ser. Você nos inspira a ser protagonistas do jeito que somos e do jeito que podemos ser", declarou Rita Cezarino em seu pronunciamento.

"Obrigada por acreditar na força da mulher, colocando-a sempre como protagonista nos seus textos. Que esta Mostra Cultural seja também um marco na luta pela proteção e o cuidado das mulheres pontenovenses: que sejamos mulheres lindas, todos os dias. Que nossos direitos sejam garantidos e que o cuidado, a atenção seja o nosso motivo de ter um sonho todo azul, azul da cor do mar", continuou Rita.

A presidente da FMJ concluiu assim: "Que sejamos lindas, belas e verdadeiras todos os dias. Para ser protagonistas de verdade, autoras da própria história de vida, é preciso trocar a pele, como uma serpente que se renova nos ciclos da vida. Convido todas as crianças e adolescentes a trocar a pele numa bela encenação musical e coreográfica que encerra a nossa festa."

 







UID:11396443/19/04/2024 20:02 | 0