REGIÃO

PC apura acusação de 2 raulsoarenses sobre o povo nordestino

16/10/2022 19:00




 A Polícia Civil/PC de Raul Soares apurou, na semana assada, os casos de publicações de dois adolescentes, de 16 e 17 anos, em redes sociais, com conteúdos xenófobos verificados após divulgação (em 2/10) do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

"As postagens continham conteúdos que rebaixavam indivíduos provenientes da Região Nordeste do país, categorizando-os como inferiores.  É importante salientar que a lei de combate ao racismo prevê como crime qualquer prática ou incitação à discriminação que suscite elemento de procedência nacional", informou texto da PC.

As publicações dos dois menores ocorreram em meio às declarações do presidente Jair Bolsonaro/PL, candidato à reeleição. Ele mostrou-se raivoso porque perdeu de Lula, no Nordeste, por uma diferença de 12,9 milhões de votos. Bolsonaro chamou os nordestinos de "analfabetos".

O delegado João Martins Teixeira Barbosa informou a esta FOLHA que os autores das postagens não manifestaram expressamente apoio a qualquer candidato. Em razão do preconceito evidente, no entanto, "os fatos foram enquadrados como atos infracionais análogos ao crime de racismo". O inquérito já foi relatado e enviado em 5/10 ao Judiciário local, disse o delegado.

Em nota da Polícia Civil/MG à Rádio Itatiaia/BH nessa sexta-feira (14/10), classificou-se o ocorrido como "preconceito em decorrência da procedência nacional". Aguardam-se as "providências cabíveis" do Poder Judiciário, concluiu o informe.







UID:11413246/24/04/2024 23:30 | 0