SAÚDE

Os 47 anos dos Alcoólicos Anônimos em Ponte Nova

29/11/2022 18:30




 O Grupo Ponte Nova Feliz de Alcoólicos Anônimos/AA comemorou 47 anos de fundação na manhã desse domingo (27/11), com programação reflexiva no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião/Centro Histórico.

Na abertura, leitura de breve histórico da entidade e homenagem póstuma a um dos pioneiros, o saudoso Nilson Nogueira Delvaux, representado por sua filha, Maria José Delvaux. Ela agradeceu em nome da família, referiu-se ao AA como uma "obra maravilhosa" e desejou perseverança aos dirigentes.

Alguns filiados discursaram, sempre preservando sua identidade ou sendo chamados só pelos primeiros nomes, como é de costume e repetindo a conclusão da ciência: "Alcoolismo é uma doença, não tem cura e mata." Por isso a luta deles pela sobriedade a cada 24 horas/dia.

"Contra o alcoolismo, a maior medicina é a terapia de AA", disse o presidente da Guarda Mirim, Sebastião Afonso Barbosa (Sebastião 50), que se identificou como cidadão em sobriedade desde 1981. Prestigiaram a solenidade representantes de AA de cidades vizinhas.

Editor desta FOLHA, José Carlos Itaborahy Filho discursou como convidado, destacando que o Jornal acompanha há quase 34 anos a campanha permanente contra o alcoolismo. Ele desejou que os dirigentes de AA se engajem sistematicamente na política municipal de prevenção e combate às chamadas "drogas lícitas".

Atuação regional

Um dos que se identificaram, inclusive em conversa com esta FOLHA, foi Márcio da Silva, coordenador do Comitê Trabalhando com os Outros/CTO. Márcio divulga o seu telefone (31 85238-2801) para quem quiser encaminhar pessoas com síndrome de dependência alcoólica.

O CTO tem sede no bairro Santo Antônio e, além coordenar ações de grupos de AA nos bairros (Fátima, Rasa, Triângulo e Centro), tem atuação em cidades do Vale do Piranga, representando o 14º Distrito de AA, explica Márcio.

O dirigente ressalta: "Os 12 Passos de Alcoólicos Anônimos são um conjunto de princípios que, se praticados como um modo de vida, pode inibir a compulsão pelo beber destrutivo e possibilitar que o indivíduo tenha uma vida íntegra, feliz e útil."

A história

O Grupo Ponte Nova Feliz foi a pioneira entidade de AA, instalando-se em nossa cidade em 27/11/1975, tendo como fundadores Nilson Delvaux e Ari Delvaux (tio e sobrinho), ambos ferroviários. Consta no informe sobre a programação:

"Na citada reunião, em 1975, contamos com a presença de personalidades convidadas: Antônio Bartolomeu, Elysio Lanna, Mauro Ribeiro, Edy Melo Castanheira, Salvador Ferrari, José Inocêncio Alves Costa, Mário Clímaco, José Cecílio/Liga Municipal de Desportos e Duzinho/representando os servidores da Prefeitura."

O texto divulgativo acrescenta nomes de alguns outros apoiadores (alguns só no primeiro nome): Chico Rufo, Calu, Josias, Inácio, Zé Silva, Aloísio Magalhães, Mário de Lô, Escurinho, Sebastião 50, Juvenal, Joaquim Boi, Afonso Martins e José Rezende.

A primeira reunião aconteceu no subsolo da Prefeitura, cedido por indicação de José Cecílio. Até hoje, esse é o endereço do AA pioneiro de Ponte Nova, com reuniões sempre nas noites de sábado.

Em 10/6/2022, Grupos de AA completaram 87 anos de existência no mundo. No Brasil, a instituição começou a atuar em 1947, no Rio de Janeiro/RJ. A XX Convenção Nacional ocorreu em 7/10/2022, em Belo Horizonte.







UID:11413519/25/04/2024 01:29 | 0