As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul têm como objetivos prevenir e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.
A Saudali compreende a importância do cuidado com a saúde, bem como promove a prevenção como melhor forma de cuidado entre seus colaboradores. Por este motivo, investe recursos na realização de campanhas internas que visam sensibilizar o público para os temas. Uma das ações de maior relevância das campanhas é o custeio de exames preventivos para os trabalhadores da empresa.
Através de um trabalho conjunto entre os setores de Recursos Humanos, Medicina do Trabalho e Marketing, a empresa realizou intervenções durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Também foram disponibilizados os agendamentos de exames de mamografia, para mulheres com 40 anos ou mais, e exames de próstata, para homens com idade igual ou superior a 45 anos. Somente neste ano, foram agendados 149 exames, sendo 76 mamografias e 73 exames de próstata, realizados nas instituições parceiras Hospital de Nossa Senhora das Dores, Consultar e Laboratório Lizetta.
A Gerente de Recursos Humanos, Elisa Polesca, explica que a ação de custear os exames para os colaboradores na faixa etária de risco teve início em 2020. “Quando direcionamos investimentos para a saúde do trabalhador, especificamente em campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul, percebemos que, além de cumprir nosso papel de responsabilidade social com a comunidade, também salvamos vidas”, comenta Elisa.
Segundo a Gerente, a ação promovida pela empresa já foi capaz de identificar três situações de exames alterados, entre 2020 e 2022. “Felizmente, apenas um diagnóstico de câncer se confirmou. Mas estas ocorrências nos mostraram a importância da ação, que permitiu ao colaborador realizar o tratamento ainda na fase inicial da doença, aumentando assim as chances de sucesso e cura”, ressalta Elisa.
Na visão de Polesca, “faz parte da nossa cultura valorizar o ser humano, preservando sua saúde e oportunizando o acesso a exames e outros meios que possam garantir melhor qualidade de vida aos nossos trabalhadores”. Para ela, a relação entre empresa e colaboradores vai além da jornada de trabalho e, portanto, amparar pessoas em situações de vulnerabilidade fomenta uma cultura mais humana, inclusiva e empática.
“Queremos fazer a diferença. A Saudali é uma empresa da qual dependem muitas famílias. Sabemos o valor da vida e queremos que nossos trabalhadores saibam que nos importamos com eles, com as pessoas”, finaliza a Gerente de RH.
Desde 2020, já foram realizados 315 exames preventivos e a adesão dos colaboradores cresceu 26% ao longo dos três anos.