CULTURA

Ayrton Pyrtz: exposição e surpresas na inauguração do CEU das Artes

03/07/2022 12:00




Na inauguração do CEU das Artes Ruy Merheb pela Prefeitura de Ponte Nova (via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação/SMCTC), instalou-se em 24/6 exposição do artista plástico Ayrton Pyrtz.

"Uma noite com muitas surpresas", escreveu Ademar Figueiredo na sua coluna Arte & Cultura na edição impressa da FOLHA desta sexta-feira (1º/7), acrescentando:

"Após as formalidades, partimos para a biblioteca, local das atrações artísticas, com monólogo de Raízza Tosatti e apresentação de dança da Escola de Artes Na Salla.

 

Entrou em cena a dançarina Zara Bueno, que, ao final em cortejo, conduziu o público de volta ao teatro para a performance de Adair Liberatto e Eliana Florêncio.

Na sequência, breve coquetel e apresentação solo de Jonny Alvez. Este foi depois para o palco montado em frente ao CEU das Artes para o show de Jonny Trio. Vale destacar a decoração floral da artista Rosângela Rosa.

Três discursos

Na inauguração do novo espaço municipal, discursaram Ayrton Pyrtz, o prefeito Wagner Mol/PSB e a dirigente da SMCTC, Fernanda Ribeiro.
 
 Pyrtz exaltou a memória de Ruy Merheb, escritor e artista plástico que deu nome a este espaço de multiuso. Ruy nasceu em Ipameri/GO, em 1934, e morreu em Juiz de Fora, em 1995. Morou em Ponte Nova em meados dos anos 1970 na condição de funcionário do Banco do Brasil e sobressaiu-se como pintor e escritor, além de professor.
 
Declarou Ayrton: 'Ruy foi muito importante para as artes plásticas e a literatura de Minas e do Brasil. Em Ponte Nova, reuniu um grupo de artistas num grande momento de fomento da cultura e principalmente das artes plásticas.'
 
O CEU das Artes está na pauta municipal desde 2014, quando o então prefeito Guto Malta/PT oficializou convênio com o Ministério da Cultura para repasse de R$ 1,6 milhão e contrapartida municipal no valor de R$ 16,7 mil, com as obras começando em 2016.
 
'Esta demora traz várias reflexões, a começar pela complexidade nos processos de política pública. Eu digo que cada pessoa da Secretaria de Cultura fez a sua parte para a chegada deste momento', declarou o prefeito Wagner. Fernanda disse que o local será palco de variados eventos, a começar pelas oficinas de cultura do Festival de Inverno/2022."
 
Leia também aqui sobre  a solenidade.