CULTURA

João Corrêa: ‘10 fatos sobre mim’

30/07/2022 12:00




A coluna Arte & Cultura, de Ademar Figueiredo, em nossa edição impressa dessa sexta-feira (29/7), traz o texto abaixo sobre trabalhos do pontenovense profissional da dança João Corrêa.
 
"Na sequência das reportagens do projeto '10 fatos sobre mim' (alusivos aos 10 anos da coluna Arte & Cultura), hoje vamos conhecer um pouco mais de um pontenovense profissional da dança e das artes com bagagem internacional.
 
Muitos leitores devem ter visto João Corrêa no extinto programa 'Amor & Sexo', da Rede Globo, onde nosso artista criava coreografias para a apresentadora Fernanda Lima. Aliás, não só criava, como também se apresentava no programa. Confira a sua trajetória.
 
*
João Corrêa nasceu em Ponte Nova, sendo o caçula numa família de 10 irmãos. Filho do Sr. Manoel Lopes e Dona Thereza, desde criança mostrava que arte era algo que faria parte de sua vida. Criava espetáculos de dança e teatro com os amigos da rua onde morava, na Vila Centenário, o que era sempre aguardado pelos vizinhos.
 
*
Iniciou seu aprendizado na dança com Mônica Quiroga, que convidou os rapazes do grupo de teatro onde atuava a participarem do espetáculo comemorativo dos 10 anos do Centro de Danças e nunca mais parou, ganhando inclusive o primeiro lugar em concurso de tango na Argentina ao lado de Mônica.
 
*
Foi para o Rio de Janeiro no ano de 2000 para concluir sua formação na Escola de Danças Maria Olenewa, vinculada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde se apresentou diversas vezes ao lado de grandes nomes da dança, como Ana Botafogo.
 
*
Desde 2004, é bailarino da Cia. de Ballet de Niterói, onde já trabalhou com inúmeros coreógrafos nacionais e internacionais, apresentando-se por todo o Brasil e em alguns países, como Estados Unidos. 
 
*
Criou alguns trabalhos dentro da Cia. através do Atelier Coreográfico e também assinou os figurinos do espetáculo 'Sonho de uma noite de verão', numa montagem infantil que encantou plateias por onde se apresentou.
 
*
Foi bailarino e assistente coreográfico no programa 'Amor e Sexo', da Rede Globo, onde trabalhou diretamente com Fernanda Lima nos seus ensaios para a abertura do programa, que eram sempre um número musical.
 
*
Desde 2013, faz a direção de uma companhia teatral ao lado do ator e dramaturgo Jean Cândido Brasileiro, a Temprana Cia., que estará em cartaz com o espetáculo 'Esse homem é meu', neste mês de julho, no Rio de Janeiro.
 
*
Além da dança, João Corrêa também se especializou em moda através de diversos cursos e formações, um deles com especialização em Barcelona, no IED - Istituto Europeo di Design.
 
*
Possui um atelier que leva o seu nome (Atelier João Corrêa), onde cria e confecciona figurinos para dança, teatro, audiovisual e muito mais.
 
*
No momento, está na montagem de novo ballet pela Cia. de Ballet de Niterói, com estreia prevista para agosto, e também no processo de pesquisa do novo espetáculo da Temprana Cia., com estreia prevista para 2023."