POLÍCIA

Penitenciária: droga, briga e reclamações

07/07/2020 14:00




A Guarda Prisional do Complexo Penitenciário de Ponte Nova/CPPN registrou ocorrências por tráfico de drogas e lesão corporal nessa segunda-feira (6/7).

Logo às 6h, agentes vistoriavam celas da Ala 8 quando ouviram barulho vindo de fora. Eles acharam no pátio, perto da janela de uma das celas, tablete e bucha de maconha. O boletim de ocorrência aponta o detento Diego Oliveira Neves, 34 anos, como suposto dono da droga.

Já às 8h, houve alerta sobre briga em cela da Ala 7, com Vanderson Machado Vitoriano, 29, sendo acusado de agredir Jorge Júnio Norberto de Faria, 26. Este foi realocado em outra cela, por medida de segurança.

Denúncias na Câmara

Na noite dessa segunda-feira (6/7), na Câmara Municipal, divulgou-se informe da Direção do CPPN rebatendo reclamações de familiares de reclusos divulgadas uma semana antes pelo vereador Hermano Santos/PT.

O documento nega o isolamento de presos “num quartinho insalubre” por causa de problemas de convívio nas celas. Menciona-se a oferta de materiais de higiene e vestuário, lençol, colchão e cobertor.

Como informa Paulo Sérgio da Silva, diretor de Segurança do CPPNa vistoria da guarda nos "jumbos" (encomendas, incluindo comida) está relacionada a rotinas de segurança, nas quais os materiais de uso pessoal “são vistoriados e censurados, porém inviolados e tampouco danificados”.  

Com a divulgação do ofício, o vereador Carlos Montanha/MDB, que é policial civil, justificou a revista rigorosa nos “jumbos”, pois “eles podem conter droga, celular e serra, entre outros itens”.

Hermano cobrou resposta do CPPN na condição de integrante da Comissão de Direitos Humanos/CDH. Ele disse que, sem poder visitar os reclusos desde o início da pandemia, os parentes ainda reclamam do alto custo do envio das encomendas pelo Sedex. Citou também que “há detentos que passam mal e não são atendidos”.

Igualmente membro da CDH, Sérgio Ferrugem/Republicanos também se referiu a reclamações recentes. Estas foram ainda citadas por Leo Moreira/Republicanos, o qual ouviu relatos de falta de sabonete e creme/escova dentais.







UID:11918605/22/11/2024 09:59 | 0