CIDADE

Assuvap e Coosuiponte: novos nomes e informe sobre o cenário político

24/03/2023 19:00




 A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Assuvap e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região/Coosuiponte elegeram suas novas Diretorias em sua sede conjunta, em 22/3, durante assembleias subsequentes. Na abertura, palestra sobre “O que esperar do cenário político de 2023”, a cargo de Ana Paula Cenci Vidal, consultora de Relações Políticas da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos/ABCS.

Ana Paula explicou a representatividade da bancada ruralista no Congresso, principalmente na Câmara dos Deputados - onde 303 dos 513 deputados são filiados à Frente do Agronegócio. Citou os desafios do setor para encaminhar suas demandas também perante o Senado.

 A palestrante sublinhou que a ABCS trabalha ativamente na pauta da sustentabilidade, que é a palavra da vez no atual Governo Federal. Segundo Ana Paula, outra ação de extrema relevância para a ABCS é a vacinação contra a peste suína clássica no Nordeste.

Nomes da Assuvap

Por unanimidade, elegeram-se estes dirigentes da Assuvap: Fernando da Silva Araújo/presidente, João Carlos Bretas Leite/diretor financeiro, Rodrigo Ramos Torres/diretor de Mercado e Marketing, Sílvio Trivellato Sobrinho/secretário e Vladimir Augusto Fortes de Oliveira/diretor técnico. Fernando agradeceu a confiança nele depositada e relembrou o quanto a BSim (Bolsa de Suínos do Interior de Minas), implantada em sua gestão anterior, foi um marco importante para a suinocultura mineira e referência para a suinocultura nacional.

 "A informação, a ciência e o conhecimento são legados que a Bolsa nos trouxe e nos ajudam diante dos desafios”, disse ele. O novo presidente também falou sobre as conquistas do Vale do Piranga, a exemplo do recente reconhecimento como Polo Mineiro de Suinocultura. Enfatizou Fernando: "Vive-se um momento em que é fundamental que todos os associados trabalhem juntos para requerer suas demandas."

Nomes da Coosuiponte

Também por unanimidade elegeram-se os nomes da Coosuiponte: Rodrigo Ramos Torres/presidente, João Carlos/diretor financeiro, Vladimir/diretor comercial, Alber Ferreira Rezende/secretário e Fernando/diretor de Planejamento.

 Rodrigo é arquiteto por formação, CEO do Grupo Aro e suinocultor desde 2017 junto com sua esposa e sócia, Andrea Zerbetto. Ele disse que vê a suinocultura mineira como uma grande oportunidade para a gestão cooperativa. Uma de suas metas é "promover a união e interesse da classe, bem como o compartilhamento de informações para o fortalecimento do setor".

 Foram eleitos os seguintes membros para compor o Conselho Fiscal de ambas as instituições: efetivos - Patrícia Morari Mendes, Paula Murta Campos Neves e Henrique Fonseca Miranda; e suplentes - José Manoel Azevedo Marcondes, Luiz Fernando Laia e Welington Pereira Giardini.

Associados e cooperados aprovaram relatórios de gestão, prestação de contas e balanço geral de 2022. Apresentou-se o mapa estratégico com o plano de ação da Assuvap e da Coosuiponte para 2023, além de investimento das entidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.







UID:11419420/26/04/2024 13:27 | 0