CULTURA

Fotos de Elderth Theza no Espaço Cultural Sicoob, em Raul Soares

27/10/2023 12:30




 Na noite desta sexta-feira (27/10), no Espaço Cultural Sicoob, em Raul Soares, transcorre a solenidade de abertura da exposição fotográfica "SimplesCidade", em comemoração pelo centenário do município. Idealizada pelo fotógrafo Elderth Theza, a mostra - que pode ser visitada até 10/11 - reúne singulares visualizações em preto e branco do cotidiano, das paisagens e da rotina dos moradores de sua cidade natal.

"O Sicoob União dos Vales mantém seu firme compromisso com a promoção da cultura e o bem-estar social. Com isso em mente, temos o prazer de anunciar este evento imperdível", informa o convite para a noite de abertura. Esta FOLHA recebeu informe de apresentação do projeto, no qual o historiador Daniel Félix esclarece que Elderth busca significados sociais para sua fotografia e sua arte.

"A sequência de imagens remonta há quase duas décadas da tessitura de um percurso visual intencionalmente guiado pela simplicidade. O roteiro mescla fotografias produzidas em suas abordagens recentes a outras mais antigas, tiradas em um momento muito especial, produto inaugural de suas experiências visuais, imersão cultural e emocional diante de sua própria e mais original essência, sua gente, sua terra, seu porto entre os mares de morros", escreveu Daniel para continuar:

"Há abundância de beleza, de presença e de verdade em todas e todos que reluzem nas cenas captadas. São personagens e cenários, palcos rotineiros de pessoas ilustres de tão simples ou simples de tão ilustres, fotografadas na cidade e nos campos em seus muitos afazeres, não fazeres e fazeres do dia a dia. São amorosos artesãos da vida, flagrados ordenhando, cozinhando, costurando, colhendo, ensinando, caminhando, doando poesia a quem os for capaz de perceber em meio a inúmeras camadas."

 Os visitantes se verão diante de "paisagem sociocultural e ambiental complexa, diversa, do patrimônio material e imaterial vivenciado cotidianamente por pessoas que se sentem, com muita razão, pertencentes e cidadãs desse genuíno lugar". SimplesCidade é na visão do historiador: "Um convite a observarmos de uma forma singular este 'Recanto dos Boachás', deixando cair, por alguns instantes, o manto da rotina para que possamos ver com nitidez um povo que é feito de águas, de terra e de céu, desvendando seu brilho e seus contrastes em meio à atmosfera poética em que aqui se vive."

Conclui Daniel Félix: "Trata-se de oportunidade única para a contemplação das sutilezas que permeiam nosso cotidiano, neste tributo sincero aos habitantes de Raul Soares. O visual nos instiga a abandonar, ainda que temporariamente, a rotina para enxergar com clareza um povo. É uma jornada que desvenda seu brilho e seus contrastes em meio a uma atmosfera poética que envolve a vida aqui vivida."

Mais atrações

A Direção do Sicoob União dos Vales ainda informa que, continuando a comemoração do Centenário de Raul Soares, seu Espaço Cultural será palco, em 11 e 12/11, às 19h, da peça teatral "Um Tal Guimarães".

O espetáculo explora a influência das obras e personagens de Guimarães Rosa em sua própria vida, oferecendo uma visão inovadora de sua contribuição para a cultura brasileira. Imperdível para os amantes da literatura e da arte. Leia aqui sobre esta agenda em Ponte Nova, a qual tem apoio cultural desta FOLHA.

 







UID:11213335/21/02/2024 09:49 | 0