CIDADE

No YouTube, às 19h30 de 7/5, a primeira edição do IFOLHA Cast

01/05/2024 13:00




 Esta FOLHA publica em 7/5 (terça-feira), no seu canal no YouTube, a primeira edição do IFOLHA Cast, podcast elaborado em parceria com o Campus-Ponte Nova do Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG.

O programa inaugural teve presença de Fernanda Magalhães Ribeiro, secretária pontenovense de Cultura, Turismo e Comunicação, a partir do tema “Cultura e turismo como vetores de desenvolvimento”. Nosso editor, José Carlos Itaborahy Filho, coordenou a dinâmica.

Na abertura, Itaborahy fez breve relato da missão da FOLHA: informando com credibilidade e fomentando debates para formação de opinião com equilíbrio, ética, responsabilidade social e respeito às demandas da cidadania. Ele focou ainda no jornalismo multiplataforma com edições impressas há 35 anos, site de notícias há 12 anos e recentemente dedicação às redes sociais.

Integrando a equipe da FOLHA, atuou na entrevista o editor da coluna Arte & Cultura, Ademar Figueiredo. Na coordenação técnica, estavam Amariles Paoli Itaborahy/gerente, Luiz Eduardo Cunha/contato publicitário e Diego Ribeiro Dias/jornalista e contato publicitário, encarregado da montagem do programa que vai ao ar neste domingo (5/5).

Parceria com o IFMG

Para viabilizar o podcast, este Jornal firmou parceria com o IFMG, o qual desenvolve projeto de extensão na área de Ciência da Informação. Para tanto, na atividade monitorada pelo professor Leonardo Paiva, a gravação ocorreu no estúdio anexo ao Campus.

Nesta primeira edição, em nome do IFMG, participaram o professor Leonardo Paiva e as estudantes/bolsistas Ana Clara Oliveira e Laila Duarte. Em curto prazo, o Instituto disponibiliza, em suas redes sociais, a versão acadêmica do programa, com pesquisa sobre aspectos da cultura e turismo de Ponte Nova.

 Objetivos do IFMG

O IFOLHA Podcast pretende conforme o texto do projeto de extensão aprovado pela Reitoria do Instituto:

“Produzir materiais com relevante potencial comunicativo e educacional, empregando essa tecnologia de informação e comunicação na disseminação eficaz, motivadora e relevante de assuntos de interesse da comunidade acadêmica.” Com pautas comunitárias, definidas em comum acordo com esta FOLHA, o IFMG pretende “contribuir com a formação de senso crítico na análise de assuntos da atualidade e fomentar o diálogo acerca de informações debatidas na Escola”.

Sobre Fernanda

Nascida em Ponte Nova, fez o Ensino Médio nos Estados Unidos e, de lá, Fernanda Ribeiro estudou em Viçosa, graduando-se em Letras. Estudou Administração e Comércio Exterior, é pós-graduada em três disciplinas e finaliza MBA em Marketing. Lecionou Inglês por 17 anos e geriu seus negócios por alguns anos. É casada com Douglas Guizilini e mãe de João Bueno.

Assumiu a Secretária de Educação em 2017 e em seis meses era também secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação. Dedicando-se exclusivamente a este setor no 2o mandato do prefeito Wagner Mol/PSB, Fernanda e sua equipe viabilizaram projetos de sucesso, a exemplo do Chá, Café e Poesia, Festpon/Teatro, Festival Canta Ponte Nova e Festa da Goiabada.

A Secretaria finalizou a obra do CEU das Artes com melhorias na Biblioteca Municipal. “Estamos no Mapa Nacional do Turismo e pontuamos muito bem no ICMS Turismo e do Patrimônio Cultural”, diz ela acrescentando:

“Na agenda própria e no apoio a eventos, como a Expovale e o Bar, Boteco & Cia., trouxemos 12 shows de porte nacional e priorizamos artistas da terra, inclusive com editais culturais das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Há apoio financeiro aos mestres dos saberes e a várias entidades. E continua a restauração do nosso hotel Glória.”

 







UID:11650979/15/07/2024 01:51 | 0