REGIÃO

Preparativos para o 22º Encontro Regional de Folia de Reis e Congado

20/05/2024 11:00




 Nesta semana, o grupo de Folia de Reis Sagrada Família, de Acaiaca, cumpre agenda musical em comunidades rurais acaiaquenses e localidades de municípios vizinhos para a anunciar o 22º Encontro Regional de Folia de Reis e Congado.

A manifestação cultural ocorrerá em 26/5, na comunidade de Volta Grande/Acaiaca (veja a agenda na ilustração). O endereço foi escolhido porque os moradores atuam para que Volta Grande seja reconhecida pelos Governos de Minas e Federal como território quilombola.

A informação é de Gilmar de Oliveira, coordenador da Escola Família Agrícola de Boa Cama/Acaiaca, uma das entidades organizadoras do evento encaminhado pelas famílias de Volta Grande.

Entenda as manifestações:

- O Congado é uma manifestação conhecida como pertencente ao catolicismo popular, de caráter afro, encontrado nas mais diversas localidades brasileiras. Sua ritualística está centrada na devoção a Nossa Senhora do Rosário e santos cristãos, somada ao culto aos antepassados. Trata-se de folguedo folclórico destacando tradições históricas, usos e costumes de negros escravizados africanos (de Angola e do Congo).

- Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos pelo nascimento de Jesus Cristo.

 

 

 







UID:11582333/19/06/2024 13:05 | 0