SAÚDE

MG Transplantes capta no HAG órgãos de rapaz morto dias após acidente

22/07/2024 12:00




 Ocorreu,  às 9h desse domingo (21/7,) no Cemitério de Urucânia, o sepultamento de Lucas Martins Góis da Silva, 25 anos. Ele morreu em decorrência da queda com sua moto Honda CG Titan HBF5I88, às 20h35 de 16/7, na av. Cristiano de Freitas Castro, diante da Câmara Municipal.

Internado com traumatismo cranianono CTI do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, desde o acidente, Lucas não respondeu aos testes de eletroencefalograma/EEG, arteriografia e doppler transcraniano, via de regra usados para constatar morte encefálica, confirmada nesse sábado (20/7).

 Com autorização da família de Lucas, o HAG acionou o MG Transplantes/BH e equipe multiprofissional esteve em Ponte Nova para captação de córneas, rins e fígado do paciente. O procedimento teve participação da Comissão Intra-Hospitalar do Gavazza para doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Com apoio de viatura do Corpo de Bombeiros, houve transporte dos órgãos até o Aeroporto pontenovense, de onde partiu  o avião Pégasus, da Polícia Militar, com pessoal encarregado de viabilizar na Capital o transplante que beneficiou cinco pacientes que estavam na fila estadual.

Entenda o caso

 Na noite de 16/7, vigia da Câmara/Ponte Nova ouviu barulho de acidente, deparou com a moto e o condutor no solo e chamou a Polícia Militar, a qual constatou a dinâmica do acidente pelas câmeras de segurança.

O rapaz (resgatado em viatura do Samu) ficou desacordado, pois bateu a cabeça no meio-fio, como apurou esta FOLHA, tendo traumatismo craniano grave com sangramento bucal e nasal.

Em entrevista às redes sociais do HAG, Arlete Góis, mãe de Lucas e enfermeira do Hospital, contou o seguinte: “Parece que Deus falou comigo que eu deveria autorizar a doação, pois meu filho era muito bom, bonito e trabalhador. E eu tinha certeza de que era isso que ele queria.”

Arlete contou que Lucas era empregado da Coferpon e, ao fim de cada expediente, trabalhava como motoboy. Na data do acidente, saiu do serviço, foi para casa, no bairro Triângulo, e logo saiu com sua moto para atender um cliente. Ele se acidentou quando voltava para sua moradia.

 







UID:11785363/07/09/2024 22:51 | 0