CIDADE

Informe: oferta de fraldas descartáveis e cordões de girassol

16/10/2024 09:00




 Inquirido em data recente num ofício do presidente Wellerson Mayrink/PRD, o prefeito Wagner Mol/PSB informou à Câmara, na semana passada, sobre dois temas: fornecimento de fraldas descartáveis para idosos e pessoas com deficiência e oferta do cordão de girassol para identificar as que têm doenças ocultas.

Segundo o chefe do Executivo, a Secretaria Municipal de Saúde/Semsa já cadastrou 281 destinatários das fraldas, providenciando-se a aquisição de estoque dos itens (em quatro tamanhos) ao preço de R$ 99,3 mil. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação entregou crachás e cordões para 92 pessoas ao preço de R$ 548, 25.

Wagner Mol ressalta que o benefício é divulgado nas mídias institucionais da Prefeitura e pelas equipes de Atenção Primária vinculadas à Semsa. Ele atualizou, no oficio ao Legislativo, os trâmites a serem seguidos pelos interessados:

- Em relação às fraldas, idosos e pessoas com deficiência podem ir às Unidades Básicas de Saúde com documentos pessoais e laudo comprobatório das patologias. Postura similar - incluindo o laudo - cabe a quem quiser o cordão.

Em tempo - O cordão de girassol é um símbolo internacional que identifica pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquelas que não são facilmente perceptíveis: surdez, transtorno do espectro autista, algumas deficiências intelectuais, demência, esquizofrenia e epilepsia. 







UID:11857035/18/10/2024 07:18 | 0