O vereador Wagner Gomides/PV esteve em 18/11, na sede da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ponte Nova, conversando com o capitão Thiago Guimarães/subcomandante sobre ações conjuntas sugeridas em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito/Demutran.
Segundo Gomides, o Demutran já se dispôs a atuar coibindo o tráfego de bicicletas grandes na praça de Palmeiras. Enfatizou o vereador: “Infelizmente, tem sido recorrente o relato de cidadãos sendo ameaçados e machucados por manobras irresponsáveis de quem não sabe utilizar-se adequadamente desse espaço público.”
Operação Antigolpe
Em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado/Ficco, a Polícia Militar/PM prendeu 90 envolvidos em crimes de estelionato virtual, sendo quatro casos em Goiás, Mato Grosso/1 e Rio de Janeiro/2. A operação faz parte da megacampanha “Se deu dúvida, é golpe”, idealizada como prioridade ao longo de novembro.
Porta-voz da PM, major Layla Brunnela relatou, nesta semana, que a operação, coordenada pela Ficco, já trouxe resultados, mesmo que parciais, extremamente positivos para a população: “Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira.”
A mobilização - com o lema “Se deu dúvida, é golpe!” - recebe, desde fins de outubro, grande apoio da área de comunicação e teve peças publicitárias contendo dicas de segurança em locais com grande circulação de pessoas (foto).
O objetivo é conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Tendo o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, a campanha integra as estratégias da Polícia Militar para redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.