CULTURA

Ganga Zumba em SP na Romaria Anual da Pastoral Afro

06/11/2023 20:00




 O Santuário Nacional de Aparecida/SP iniciou o Mês da Consciência Negra, com a missa das 12h de 4/11, tendo participação de milhares de peregrinos que aderiam à Romaria Anual da Pastoral Afro-Brasileira.

O Grupo Afro Ganga Zumba (do bairro de Fátima) representou Ponte Nova. Efigênia Catarino entrou levando a imagem da santa padroeira, enquanto o casal Rosângela Lisboa e José Eustáquio dos Santos (Taquinho) atuou no ritual do ofertório.

Dom Zanoni Castro, arcebispo de Feira de Santana/BA, presidiu a celebração com o tema "Mãe Negra Aparecida, leve o clamor do seu povo ao seu Filho Jesus". Disse ele: "Estamos aqui orgulhosos da nossa afrodescendência. Viemos do fundo da terra, das velhas senzalas, das novas favelas, viemos do samba de roda, estamos chegando do chão dos quilombos."

Semana municipal

A partir de 14/11, haverá intensa agenda municipal para marcar - com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Compir - a Semana da Consciência Negra de Ponte Nova, com calendário oficial a ser divulgado. De sua parte, o Ganga Zumba adianta a sua programação:

* 19/11 - Participação, junto com a Pastoral Afro da Forania/Ponte Nova, na celebração das 15h no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia.

* 20/11 - Missa da Consciência Negra, às 19h30, na Capela do bairro de Fátima/Ponte Nova. Em seguida, Kizomba na Casa Ganga Zumba, com atração extra: show de Arthur Viny e os Malungos.

* 25/11 - Apresentação do Ganga Zumba e da Irmandade Banto na Escola Municipal João Guimarães/Rasa, logo após oficina matinal de dança afro, a cargo de Márcia Messias de Castro. Ela atuou na unidade escolar ao longo deste ano, sob orientação do supervisor pedagógico Jaime Augusto.

* 23 a 26/11 - Participação no 13° Foppir/Fórum de Promoção para a Igualdade Racial, na Escola Família Agrícola, em Boa Cama/Acaiaca.

Cultura afro-brasileira

Já a Associação Desportiva, Cultural, Artística e de Cidadania Integrada/ADCACCI (vinculada ao Grupo Senzala de Capoeira) prepara a agenda do 9º Festival de Cultura Afro-Brasileira, entre 17 e 19/11, tendo o Instituto Montessori como sede principal.

Para o evento, a ADCACCI conta com patrocínio da empresa Bartofil via Lei Federal de Incentivo Cultural. Conta ainda com apoio de empresas - entre elas a Infornet - e de Rotary/Ponte Nova, Secretaria/PN de Cultura e Compir. A agenda será esta:

* 17/11, às 19h - Entrega de graduações a capoeiristas em Santa Cruz do Escalvado (com apoio da Administração Municipal).

* 18/11 - No Instituto Montessori, extensa programação: de 9h às 12h, oficinas, cursos, palestras e roda de capoeira; e às 14h, Festival Afro - teatro, samba, maculelê, dança guerreira e dança do fogo - e entrega de graduações.

* 19/11, às 9h - Roda de encerramento na praça de Palmeiras.







UID:11650975/15/07/2024 01:49 | 0