SAÚDE

Bloqueios para dor lombar

29/05/2024 16:00




Ricardo Graça Cotta - Anestesiologia e Avaliação Pré-Anestésica Pós-Graduação em Dor (CRMMG 32.857 / RQE 19.182)
 
Consultório - Av. Dr. José Grossi, 194/Sala 806 - Edifício Medical Center  - Guarapiranga/Ponte Nova * (31) 3817-5447 e 98935-7620
 
 A dor lombar, ou lombalgia, é definida como a dor ou desconforto que ocorre abaixo do rebordo costal até a linha glútea, com ou sem irradiação para os membros inferiores. É um problema que afeta até 80% dos adultos em algum momento da vida.
 
É importante ressaltar que várias condições clínicas podem gerar a lombalgia. Ou seja, é um sintoma que pode ser causado por diferentes problemas. Lesões musculares ou ligamentares da coluna, artrose das articulações da coluna, hérnias de disco ou infecções podem, portanto, gerar a lombalgia. 
 
Nem toda dor lombar, no entanto, indica a existência de um problema grave, como uma hérnia de disco.
 
O tratamento inicial da dor lombar aguda se baseia em repouso, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos. Estas medidas serão suficientes em cerca de 80% dos casos. Caso a dor, entretanto, se mantenha, piore ou seja acompanhada de outros sintomas, é importante que o paciente seja avaliado por um especialista em dor. 
 
Os pacientes com dor lombar crônica, inicialmente, devem ser orientados a mudarem o estilo de vida, iniciarem atividades físicas e alongamentos, combaterem o sobrepeso e o tabagismo, melhorarem a postura em casa e no trabalho. A fisioterapia também é indicada nessa fase.
 
Em casos de dor persistente ou incapacitante, os bloqueios ou  infiltrações da coluna são opções de tratamento válidas, objetivando a redução imediata da dor. 
 
O procedimento é minimamente invasivo, realizado através da aplicação de medicamentos nos pontos causadores da dor, ou seja, na raiz do problema. Para isso, utilizamos o ultrassom ou raio-X para localizar o local exato. Não necessita de internação e o paciente retorna a suas atividades imediatamente.






UID:11650882/15/07/2024 01:19 | 0