CULTURA

‘Histórias, poesias e devoção - Seu Afonso em palavras’

09/06/2024 19:00




 Transcorreu na noite de 31/5, na sede da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova/Alepon, o lançamento do livro “Histórias, poesias e devoção - Seu Afonso em palavras", autografado por Afonso Macário, 81 anos, perante convidados e familiares.

O acadêmico Júlio Valadares discursou em nome da Alepon enaltecendo o dom do escritor, que é devoto de Nossa Senhora da Consolação. "Sábio é quem fala, escreve e todos entendem. Assim é o Seu Afonso, com suas simples, mas profundas palavras de fé e amor à vida", declarou Júlio.

Informou o cerimonial: “Este é o Senhor Afonso que a gente conhece. Pai e avô presente, amoroso e conselheiro. Seu coração humilde é nosso maior exemplo. Temos orgulho de ser sua família e vê-lo realizando seus sonhos. Sua história é um presente que Deus nos deu para nos inspirar.”

A solenidade foi marcada por pronunciamentos de parentes e amigos. O autor falou de sua fé católica e do aprendizado ao longo da vida: "Todos nós temos um anjo bom e um anjo mau. Se dermos espaço para o mau, o diabo agradece e domina. Devemos ter fé, acreditar no bem, pois Deus é maior e está do nosso lado."

O autor foi saudado pelo padre Leandro Marcos Costa, ex-administrador da Paróquia São Sebastião, na apresentação do livro:

"Os escritos deste ancião da sabedoria são formas novas de se olhar a vida, de contemplar os detalhes que passam despercebidos. Nada melhor do que o tempo para aguçar a mente, aprimorar as palavras e produzir o pensamento que edifica."

 Nosso registro

Na lida rural desde cedo para ajudar os pais [na localidade rural de Sesmaria], Macário foi alfabetizado pela neta, hoje já universitária, Kamilly Gonçalves Messias. O lançamento do livro teve registro, nesta sexta-feira (7/6), em nossa coluna Arte & Cultura com este texto:

"Quem vê o sr. Afonso Macário, sempre de carinha boa com seu assovio e alegria constantes, não consegue imaginar o grande ser humano que ele é. Cidadão simples, meigo e extremamente educado. Hoje é um dos leitores que mais têm publicado textos na coluna 'O Leitor Escreve', espaço dedicado exclusivamente aos assinantes desta FOLHA."

 







UID:11650944/15/07/2024 01:39 | 0