CULTURA

Formação para professores: memórias negras e afro-indígenas

16/10/2024 13:05




 A Secretaria Municipal de Educação/Semed firmou parceria com a Universidade Federal de Viçosa/UFV para promover, nesta quinta (17/10) e sexta-feira (18/10), atividade de formação continuada gratuita para professores da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Esta escola fica no bairro de Fátima, onde funciona o Grupo Afro Ganga Zumba (foto), sendo território quilombola reconhecido pela Fundação Cultural Palmares.

A iniciativa faz parte do projeto "Passados Presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em Minas Gerais", cuja meta é "valorizar e integrar a história e as memórias das comunidades afro-brasileiras e indígenas nos processos educacionais, especialmente em territórios quilombolas", como informa a dirigente da Semed, Keila Lacerda.

A agenda de formação será conduzida por especialistas da UFV, com financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esclarece Keila: "Esta ação reforça o compromisso da Semed com a diversidade e o fortalecimento das identidades culturais no município."

"A proposta é permitir que professores - e seus estudantes - reconheçam e resgatem o valor de suas próprias histórias e territórios, promovendo uma educação antirracista e em sintonia com a Lei 10.639/2003", continua Keila, prevendo atividade final remota entre fins de outubro e novembro.







UID:11856727/18/10/2024 03:24 | 0