Leonardo Reis Cotta - Urologia/Andrologia - CRMMG 36747
Consultório: Medical Center - Av. Dr. José Grossi, 194/Sala 903 - Guarapiranga/Ponte Nova * (31) 3817-2320 e 99598-7298
A campanha do Novembro Azul vem alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e os cuidados com a saúde.
Sabe-se que os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres em decorrência da falta de cuidados com a saúde, como a não realização de exames e consultas medicas periódicas.
Sabemos que o câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia maligna mais frequente na população masculina. É esperado para esse ano aproximadamente 71.000 novos casos de doenças. Em 2020, cerca de 15.800 homens morreram em decorrência da doença. A maioria dos pacientes afetados está numa faixa etária acima dos 60 anos.
A realização do exame digital da próstata e PSA (antígeno prostático específico) são fundamentais para o diagnóstico precoce. Quando diagnosticado numa fase inicial, a chance de cura é maior que 90%.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com história familiar de câncer de próstata e os da raça negra realizem a dosagem de PSA e toque retal a partir dos 45 anos de idade e os demais a partir de 50 anos.
O tratamento pode ser realizado com radioterapia, hormonioterapia e cirurgia. A cirurgia robótica é uma realidade nos dias atuais. No Brasil existe mais de 100 plataformas robóticas, inclusive em cidades do interior. Ela apresenta inúmeras vantagens, tais como: menos tempo de hospitalização, menos sangramento e maior preservação dos nervos responsáveis pela ereção, o que proporciona menor taxa de disfunção erétil e incontinência urinária.
Adotar hábitos de vida e alimentação saudável são fundamentais na prevenção da doença. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goaiaba vermelha, têm ação antioxidante. Sardinha e salmão são ricos em ômega-3 e também fornecem benefícios na prevenção. A atividade física regular proporciona perda de peso e estimula o sistema imunológico.
Vamos, portanto, mudar essa realidade do câncer de próstata: tenha hábitos saudáveis e faça os exames preventivos.