SAÚDE

Nesta quarta, homenagens na Semana dos Doadores de Sangue

27/11/2024 09:00




 A Gerência Administrativa do Hemonúcleo/Ponte Nova da Fundação Hemominas promove, desde essa segunda-feira (25/11), a 25ª Semana do Doador Voluntário de Sangue (foto). Na rotina, sempre das 7h15 às 11h30, lanche especial para os doadores.

Nesta quarta-feira (27/11) - Dia Nacional do Doador -, oferta de flores para as mulheres -doadas pela empresa Consultar - e agenda extra às 18h30, com entrega de diplomas de gratidão no Auditório da OAB, no Centro Histórico.

Gesto nobre e generoso

"Esta semana é dedicada a reconhecer o quanto são indispensáveis os doadores. É um momento de agradecer a eles, que têm este gesto tão nobre e generoso. Os doadores são o coração do Hemocentro. Sem esta ação de amor, nossa missão seria impossível", informa a gerente Luciana Marinho, repetindo informe do Hemominas:

- A doação de sangue é um ato simples e seguro, mas essencial. Pode fazer a diferença na recuperação de pacientes que necessitam de transfusões, sejam eletivas ou de urgência. O sangue não tem substituto e a única fonte é a doação de uma pessoa saudável para outra que precisa.

- Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos de idade, estar saudável, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas. A pessoa deve levar documento oficial com foto (habilitação, cartão de identidade ou carteira de trabalho).

- No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum e ter fumado umas duas horas antes do procedimento. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

 As estatísticas

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa.

As doações constantes (foto) são essenciais para atendimentos de emergência para: pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte.







UID:11948814/21/12/2024 13:06 | 0