EDITORIAL

Educação ambiental

24/05/2024 08:00




 Ainda no âmbito do debate sobre impactos e efeitos da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul, reportamo-nos ao I Seminário de Socialização dos Resultados do Programa Escola do Rio Doce, ocorrido em 17/5, para relacionar estudos efetuados por professores de escolas públicas de Ponte Nova, com destaque para as municipais/EMs.

Registramos aqui os nomes e títulos dos 9 trabalhos (tutorados por Márcio Magalhães/5, Tális Augusto de Souza Silva/3 e Cláudia Helena Martins/1) que estão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação.

Note-se que o tema “Impactos ambientais, sociais e econômicos após o rompimento da Barragem do Fundão” motivou três estudos: um assinado por Débora Ermelinda Bitarães/EM Dom Bosco; outro de Ana Paula Cardoso Trindade/EM Dom Bosco; e o de Deniza Miranda dos Santos Gargari/Centro Municipal de Ensino Infantil Santíssima Trindade.

Outro estudo correlato é o “Rompimento de Barragem - Impactos Relacionados à Fauna e ao Meio Ambiente: animais que foram prejudicados pela lama ou pela contaminação da água”, de Maria Elisa Rodrigues Martins Pires, da EM Dom Bosco.

Não por acaso, Rita de Cássia Gomes Virgilino/EM Padre Rafael Faraci pesquisou o tema “Impacto ambiental da mineração”, enquanto Rosimari Moreira de Freitas/EM Dr. Luiz Augusto refletiu sobre “A importância das tecnologias educacionais na promoção do debate sobre mineração”.

Destaque ainda para “O reboar do Rio Doce sobre as veredas pontenovenses”, de Elizabete Quintão Silva/EM Dr. José Mariano, e “Transformação das Paisagens”, assinado por Hádely das Dores Silva de Freitas/EM Senador Miguel Lanna.

Há ainda o estudo denominado “Cartografia”, feito por Francislaine Cotta Maestre, Gianny Paula Nardy Oliveira, Luís Manoel Costa das Mercês, Maria Rosa Ferreira Alves Ribeiro e Warley Teixeira dos Santos. A pesquisa reúne itens cartográficos pesquisados desde a instalação da Escola Estadual Cantídio Drumond.

Entendemos que deve ser obrigatória, para autoridades e ambientalistas, a leitura de tais documentos, como forma de atualizar conceitos sobre o contexto do meio ambiente em nosso município.







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